PRIMAVERA DOS LIVROS 2014 | BELO HORIZONTE


SEMINÁRIO HISTORIANDO A ARTE BRASILEIRA

Para realizar sua inscrição preencha o formulário abaixo após conferir a programação do evento.


Nome Completo*
E-mail*
CPF* RG*
CEP*
Endereço*
Cidade* Estado*
Telefone*
Profissão*

OBJETIVO

Realizar a formação de professores e alunos na área da arte e história brasileira é o objetivo das palestras oferecidas no Seminário Historiando a Arte Brasileira. Uma iniciativa do Instituto Arte das Américas, com o apoio da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, acontece dentro das programações da Primeira Primavera dos Livros de Minas Gerais, feira de livros organizada pela LIBRE.

A equipe de professores é formada por especialistas de cada área pertencentes a Universidades do Brasil, o que garante um conteúdo de qualidade aos participantes.

As inscrições são gratuitas e as palestras serão gravadas e posteriormente editadas em DVD para divulgação nas escolas. Durante o Seminário os conferencistas autografarão livros de sua autoria e os da Coleção Historiando a Arte Brasileira da Editora C/Arte.

CURRICULO DOS CONFERENCISTAS

André Prous

Arqueólogo francês, graduou-se em História, História da Arte e Arqueologia. Defendeu sua tese de doutorado na área de Arqueologia Pré-histórica na Universidade de Paris-Sorbonne. Depois de lecionar Pré-história na USP, criou o Setor de Arqueologia da UFMG, onde é Professor Titular do Departamento de Sociologia e Antropologia. É pesquisador do CNPq e responsável pela Missão Arqueológica Franco-brasileira de Minas Gerais.

Els Maria Lagrou

Graduada e mestre em História Contemporânea pela KatholiekeUniversiteitLeuven, na Bélgica, fez mestrado na área deAntropologia Social, na Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Antropologia Social pela Universityof St. Andrews e pela USP, atualmente é professora do PPG em Sociologia e Antropologia da UFRJ e membro do Comité de GestionScientifiquedu GDRI (Groupement de RechercheInternational).

Marília Andrés Ribeiro

Licenciada em Filosofia pela UFMG,mestre em Artes Liberais pela StateUniversityof New York at Stony Brook (USA) e doutora em Artes pela USP, atualmenteestá na presidência do Instituto Maria Helena Andrés e na vice-presidência da Associação Brasileira de Críticos de Arte e do Instituto Arte das Américas. Coordena algumas coleções na Editora C/Arte e participa da Comissão Editorial da Revista da UFMG e da Revista Arte das Américas.

Roberto Luís Torres Conduru

É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ, especialista em História da Arte e Arquitetura no Brasil pela PUC-Rio, mestre em História Social da Cultura também pela PUC-Rio e doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. É Professor Associado de Teoria e História da Arte na UERJ,e membro convidado do Bureau do Comité Internationalde’historie de l’art. É também membro do Comitê Brasileiro de História da Arte e da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.

Leda Maria de Barros Guimarães

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí e doutorado em Artes pela USP.Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Goiás, membro do Conselho Mundial do InSea (InternationalSociety for EducationthroughArt) para a América Latina, edo Conselho do CLEA (ConsejoLatinoamericano de Educación por el Arte).

Sonia Gomes Pereira

Sonia Gomes Pereira é museóloga, com mestrado em História da Arte na Universidade da Pensilvânia, doutorado em Comunicação e Cultura na UFRJ e pós-doutorado no Laboratoi#A60625uPatrimoineFrançais - CNRS, em Paris. Atualmente é Professora Titular da Escola de Belas Artes da UFRJ, onde tem pesquisado aHistória do Ensino Artístico, tomando como estudo de caso a Academia Imperial de Belas Artes e da Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro.

Icleia Maria BorsaCattani

Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)elicenciada em Letras (Francês)pela Universidade Nancy, fez mestradoe doutorado na área de História da Arte pela Universidade de Paris-Sobornne, e pós-doutorado em Filosofia da Arte no Departamento de Estética da Universidade de Paris.Atualmente é Crítica de Arte e Professora Titular do Departamento de Artes Visuais da UFRGS, pesquisadora e docente orientadora do PPG-Artes Visuais, linha de pesquisa "Arte como linguagem".

Almerinda da Silva Lopes

Licenciada e graduada em Desenho e Plástica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, onde também foi licenciada em Educação Artística. Graduada em Administração Educacional pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Andradina, mestre em Artes pela USPe doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.Atualmente é ProfessoraAssociada da UFES, e líder dos Grupos de Estudo sobre Pesquisas Teóricas em Arte e Teoria e História da Arte Moderna e Contemporânea da mesma Universidade.

Maria Amélia Bulhões

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em História pela PUC do Rio Grande do Sul, doutorado em História Social pela USP e pós-doutorado na Universidade de Paris-Sorbonne, e na Politécnica de Valência. Atualmente é professora do corpo permanente do PPG em Artes Visuais da UFRGS, atuando na área de Artes Visuais, com ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte.

Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira

Possui graduação e licenciatura em Ciências Históricas pela UniversitéCatholique de Leuven, na Bélgica,e mestrado e doutorado em Arqueologia e História da Arte pela mesma Universidade. Professora Titular da UFRJ, atuando principalmente nos seguintes temas: História da arte, Arte Barroca e Rococó e Patrimônio e Conservação.Trabalhou 25 anos no IPHAN, sendo atualmente membro do seu Conselho Consultivo.

Paulo Bruscky

Paulo Bruscky é artista multimídia e poeta. Durante sua trajetória fez pesquisas nos campos da Arte Conceitual e Arte-Xerox, atuou no Movimento Internacional de Arte Postal e lançou o Manifesto Nadaísta em 1974. Produziu Vídeo-arte, Vídeo-instalações, e criou o xerox-filme com base em sequências xerográficas.É editor de livros de artistas e mantém em seu ateliê no Recife importante coleção de livros e documentos sobre Arte C ontemporânea.

PROGRAMAÇÃO

1º MÓDULO

SEMINÁRIO HISTORIANDO A ARTE BRASILEIRA

Local: TEATRO FRANCISCO NUNES – PARQUE MUNICIPAL

19 de Setembro de 2014 – Sexta-feira

08:30 às 09:00 horas – Abertura Oficial da Primavera dos Livros

09:00 às 10:00 horas – Profa. Sonia Gomes Pereira – “Arte Brasileira no Século XIX”.

10:00 às 11:00 horas - Prof. Roberto Conduru – “Arte Afro-Brasileira”.

11:15 às 12:15 horas – Profa. Maria Amélia Bulhões – “Arte Contemporânea no Brasil”

12:30 às 14:00 horas - Intervalo

14:00 às 15:00 horas - Profa. Icléia Cattani – “Arte Moderna no Brasil”

15:15 às 16:15 horas - Profa. Marília Andrés Ribeiro – “Arte Brasileira nos anos 1960/70”.

16:30 às 17:30 horas - Profa. Almerinda Lopes – “Arte Abstrata no Brasil”

2º MÓDULO

SEMINÁRIO HISTORIANDO A ARTE BRASILEIRA

Local: TEATRO FRANCISCO NUNES – PARQUE MUNICIPAL

10 de Outubro de 2014 – Sexta-feira.

09:30 à 10:30 horas – Profª. Els Lagrou – “Arte Indigena no Brasil”.

10:45 às 11:45 horas - Prof. André Prous – “Arte Pré-Histórica no Brasil”.

12:00 às 14:00 horas - Intervalo.

14:00 às 15:00 horas - Profa. Leda Maria de Barros Guimarães – “Arte Popular no Brasil”.

15:15 às 16:15 horas - Profa. Myriam Ribeiro de Oliveira – “Barroco e Rococó no Brasil”.

EXPOSIÇÃO LIVRO DE ARTISTA NO BRASIL

Local: Galeria Passarela da Biblioteca Luiz de Bessa

Período de realização: 06 á 11 de Outubro de 2014

Curadoria: Fernando Pedro e Amir Brito Cador

11 de Outubro de 2014 – Sábado

11:00 às 12:00 horas – Encontro com artista Paulo Bruscky visita guiada à exposição.



Copyright © 2012 C/ Arte Ltda. Todos os direitos reservados.
Avenida Guarapari, 464 / CEP 31560-300
Belo Horizonte / MG - (31) 3491-2001