Projetos

Ações Culturais

Ação educativa

Investir na relação entre educação e produção cultural é também uma proposta da C/ Arte, que vem promovendo projetos destinados a estabelecer uma relação educativa das Artes, da História e da Cultura. As atividades da C/Arte Educativa são baseadas em duas vertentes: a produção de publicações em caráter essencialmente educativo (Coleção Didática) e a realização de cursos e eventos voltados para a formação da comunidade, com aplicação especial para educadores, no que se refere às áreas de história, artes visuais e produção cultural.

Conservação, Restauração e Arte Pública

A preservação da memória artística e cultural de Minas Gerais é o que motiva a atuação da C/ Arte na área de conservação e restauração. O projeto de restauração da Capela de São Sebastião das Águas Claras, em parceria com o Ministério da Cultura, a Prefeitura de Nova Lima e importantes organizações privadas, na região de Macacos, motivou a realização de novos projetos, capazes de integrar as comunidades numa mobilização social pela preservação do patrimônio, bem como gerar iniciativas educativas e a dinamização do turismo histórico. No campo da arte pública, a C/ Arte vem desenvolvendo projetos curatoriais para a colocação de obras no espaço urbano, como o BH.ARTEURBANA, que visa a instalação de 13 obras de artistas brasileiros na Orla da Lagoa da Pampulha.


Projetos Culturais

Projetos da Lei Federal de Incentivo à Cultura

Joel Campolina

Diante da importância de sua obra no campo da arquitetura, da pesquisa e da educação, objetivamos produzir um livro sobre sua trajetória profissional, focalizando sua atuação como arquiteto, pesquisador e professor. O livro terá como prefácio um texto crítico sobre a inserção de sua obra no contexto da arquitetura contemporânea. Apresentará o depoimento do autor sobre sua vida e obra, bem como textos analíticos sobre o processo de desenvolvimento de suas obras desde a concepção original até a utilização do espaço pelos usuários. Apresentará, ainda, imagens de suas ideias, dos desenhos, projetos e das obras concretizadas. Dessa forma, propomos, através dessa publicação, divulgar o trabalho de Joel Campolina para os estudiosos e interessados em ampliar o conhecimento sobre a arquitetura contemporânea.

Circuito Atelier

(Miguel Gontijo, César Brandão, Yara Tupynambá, Mário Azevedo, Guignard, Mario Vale e Fernando Fiuza)

O projeto Circuito Atelier possui um caráter inovador por fazer do espaço do ateliê – o ponto de partida – para mostrar elementos que compõem o processo de criação do artista, num amplo registro composto por depoimento ou entrevista, fotografias e imagens de diversas fases de sua produção. A confluência de mídias e linguagens é utilizada para a apresentação do resultado: um livro-depoimento com fotografias e reproduções de trabalhos do artista; um vídeo, mostrando o ateliê do artista, conjugando som e movimento, palavra e imagem; e uma exposição virtual, apresentando obras que representem sua trajetória.

Lançamos, periodicamente, uma publicação específica de cada artista, em edição especial, constando de 96 páginas, nas quais apresentamos o depoimento do artista sobre seu processo criativo, referências cronológicas completas, bibliografia para futuras pesquisas, além de aproximadamente 50 imagens que registram a trajetória de sua obra. Até o momento o projeto já conta com 53 publicações

Arqueologia Urbana – Marcelo AB

Registrar através da pintura o cotidiano de três centros urbanos, Paris, Londres e Belo Horizonte, e editar um livro de amplo valor artístico é o objetivo deste projeto. A publicação apresentará texto crítico e reprodução de imagens, cronologia do artista Marcelo AB. Este material servirá como fonte de pesquisa e divulgação desta técnica artística.


Partindo do registro de imagens de segunda geração, ou seja, fotografias processadas digitalmente, essas cenas urbanas são desenhadas e pintadas em tinta acrílica sobre lona simulando peças impressas digitalmente. Metáfora da representação do mundo contemporâneo, em constante mutação, através de uma “realidade” virtual. Os textos serão apresentados nos idiomas português e inglês, visando amplo alcance.

Rasuras: entre ser um e ser mil

Considerando que “livro de artista” é um gênero artístico relativamente recente no cenário da arte contemporânea, a realização do livro Rasuras: entre ser um e ser mil, que foca o percurso de produção de livros que a artista plástica Edith Derdyk tem realizado nestes últimos 30 anos, desde a década de 1981, torna-se fundamental para construirmos alicerces para futuras pesquisas sobre o assunto e, portanto, traçarmos nossas bases históricas.

Mapas da arte urbana em BH

Objetivamos nesta pesquisa realizar o levantamento sobre as obras de arte urbana presentes em Belo Horizonte, e como resultado registrar as imagens e textos inéditos em livro ilustrado sobre a arte instalada no espaço público. A edição será apresentada nos idiomas português e inglês, o que ampliará seu alcance.

Jayme Reis Livro de Arte

Este projeto tem como objetivo editar em livro de amplo valor artístico a obra produzida pelo artista plástico Jayme Reis ao longo de sua trajetória. A proposta é fazer uma análise crítica de sua obra além de apresentarmos uma completa cronologia histórica e promovermos a catalogação de seu acervo artístico. A edição será apresentada em dois idiomas, português e inglês o que ampliará a sua divulgação.

O Amador e a Coisa Amada – Affonso Ávila

O projeto objetiva editar em livro de amplo valor artístico e documental as reflexões de Affonso Ávila sobre o seu trabalho com o patrimônio histórico e artístico mineiro, que o pesquisador considera um trabalho apaixonante. Affonso Ávila dedicou grande parte de sua vida profissional à pesquisa e à implementação de projetos relacionados ao patrimônio de Minas Gerais, durante o período em que dirigiu a Fundação João Pinheiro, como também na coordenação de pesquisas que realizou sobre a cultura barroca mineira.


O livro será composto de 15 textos de Affonso Ávila e 50 imagens coloridas realizados por um fotógrafo profissional, além do prefácio de um autor especialista no estudo do patrimônio artístico e histórico brasileiro.

Da Pedra ao Pó

Este projeto tem como objetivo editar o livro “Da Pedra ao Pó” sobre a obra produzida pelo artista plástico Eymard Brandão ao longo de sua trajetória. Objetivamos fazer um texto crítico de sua obra e apresentar uma completa cronologia histórica de sua trajetória. O registro será feito em livro com imagens das obras e textos críticos que discutirão a obra de Eymard Brandão no contexto atual da arte contemporânea. A edição será apresentada em dois idiomas, português e inglês, o que ampliará seu alcance.

Marco Túlio Resende Livro de Arte

Este projeto tem como objetivo editar em livro de amplo valor artístico a obra produzida pelo artista plástico Marco Tulio Resende ao longo de sua trajetória. O registro será feito em livro com textos críticos e imagens, que discutirá a obra de Marco Tulio Resende no contexto atual da arte contemporânea brasileira. As fotos de registrarão a sua produção ao longo de sua carreira e as obras atuais do artista. A edição será apresentada em dois idiomas, português e inglês, o que ampliará seu alcance.

“Um Século de História das Artes Plásticas em Belo Horizonte” - 2ª Edição Ampliada

Propomos a nova edição da publicação com o complemento das informações entre os anos de 1997 e 2013, continuação do texto de Walter Sebastião. Com a atualização teremos um volume de aproximadamente 320 páginas totalmente ilustradas

Minas Território da Arte

A proposta é mapear e registrar a ampla produção da arte atual em Minas Gerais e apresentá-la ao público através de publicações em livros específicos de cada região, possibilitando a divulgação e formação de estudantes e professores sobre a diversidade cultural no estado no âmbito das artes visuais. A partir do levantamento histórico sobre a produção dos artistas estabelecidos em suas regiões, organizaremos a pesquisa em cinco módulos que resultará em uma grande exposição em Belo Horizonte, apresentando a obra daqueles artistas que atuam fora da Região Metropolitana. Serão catalogados os artistas de cada região, reproduzidas imagens de obras, textos crítico/históricos assinados pelos pesquisadores. A pesquisa de cada região constará de um núcleo histórico, dedicado a homenagear os artistas que contribuíram de forma exemplar para a cultura de cada região, e de um núcleo diversificado abrangendo a produção atual da arte em Minas Gerais.

Helena Solberg, trajetória de uma documentarista brasileira.

Este projeto tem como objetivo editar em livro a trajetória da cineasta brasileira Helena Solberg, ainda inédita no Brasil. Promover os 50 anos de carreira da cineasta através da publicação que pela primeira vez no Brasil sistematiza sua obra, identificando suas diferentes fases.

Uakti: Grupo Instrumental Livro de Arte

O presente projeto visa realizar a publicação do livro UAKTI: Grupo Instrumental Livro de Arte, trazendo a história atualizada com pesquisa produzida por Artur Andrés, que enfoca a construção de novos instrumentos realizada pelo grupo UAKTI - Oficina Instrumental. Essa publicação faz referência para análise do processo de construção dos instrumentos musicais, pois oferece aos estudantes, professores e às escolas de música de todo o país, um rico material para análise e pesquisa das possibilidades de criação musical para o século XXI. O autor apresenta a história atualizada, informações sobre as inovações nas pesquisas em musica instrumental do Grupo Uakti desde o período de sua fundação à atualidade.

Projetos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura

Circuito Atelier

(José Resende e Artur Barrio)

O projeto Circuito Atelier possui um caráter inovador por fazer do espaço do ateliê – o ponto de partida – para mostrar elementos que compõem o processo de criação do artista, num amplo registro composto por depoimento ou entrevista, fotografias e imagens de diversas fases de sua produção. A confluência de mídias e linguagens é utilizada para a apresentação do resultado: um livro-depoimento com fotografias e reproduções de trabalhos do artista; um vídeo, mostrando o ateliê do artista, conjugando som e movimento, palavra e imagem; e uma exposição virtual, apresentando obras que representem sua trajetória.


Lançamos, periodicamente, uma publicação específica de cada artista, em edição especial, constando de 96 páginas, nas quais apresentamos o depoimento do artista sobre seu processo criativo, referências cronológicas completas, bibliografia para futuras pesquisas, além de aproximadamente 50 imagens que registram a trajetória de sua obra. Até o momento o projeto já conta com 53 publicações.

VII Circuito da Cerâmica

Em seu 7º ano, o Circuito da Cerâmica apresenta um amplo espaço de formação e de fruição da arte da cerâmica. Abriremos quatro ateliês de ceramistas em Brumadinho que são referências nacionais na pesquisa dessa técnica: Erli Fantini, Inês Antonini, Gêra Queiroga e Beatriz Leite. Serão oferecidos quatro cursos práticos em finais de semana. Será produzido um livro que traz história da cerâmica em MG, registra sua difusão através de ações pedagógicas (cursos, feiras, exposições etc.) e apresenta uma antologia de trabalhos realizados nos últimos 50 anos.


Copyright © 2012 C/ Arte Ltda. Todos os direitos reservados.
Avenida Guarapari, 464 / CEP 31560-300
Belo Horizonte / MG - (31) 3491-2001